top of page

Cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral | CTC-MS

Rápida e segura para hérnia de disco e demais doenças

A cirurgia por vídeo da coluna, também conhecida como cirurgia endoscópica, é uma das técnicas minimamente invasivas realizadas pelos médicos especialistas do CTC-MS.

O procedimento para retirada de hérnia de disco necessita de uma incisão mínima na pele, e é feito através de um endoscópio com auxílio de uma câmera de vídeo com alta definição.

A técnica por vídeo começou a ser utilizada em 1993 por Jean Destandau com endoscópios mais rudimentares. A técnica atual conhecida por “Percutaneous Endoscopic Lumbar Discectomy (PELD)” foi desenvolvida em anos posteriores com o advento dos novos endoscópios mais precisos e menos invasivos conhecido por YESS e com apenas 8mm de diâmetro, desenvolvido pelo ortopedista norte-americano Anthony Yeung.


Por décadas, a cirurgia endoscópica foi amplamente adotada em muitas disciplinas cirúrgicas, porém seu uso tem se limitado na cirurgia de coluna vertebral, dificultado pela tecnologia de visualização historicamente ruim. Hoje em dia, com o refinamento das ferramentas endoscópicas, é possível alcançar os objetivos por muito tempo sonhados dos procedimentos minimamente invasivos para os portadores de distúrbios na coluna vertebral: curto período de internação e recuperação funcional precoce.


Com esta técnica o corte ou incisão cirúrgica é de apenas 8mm, e é realizado na região posterior ou lateral da coluna dependendo da localização da hérnia. Existem outras técnicas minimamente invasivas que não são cirurgia por vídeo da coluna, sendo necessário incisões maiores que 8mm e na grande maioria dos casos necessita de anestesia geral.


A grande maioria das hérnias de disco na região lombar podem ser tratadas com a técnica endoscópica, desde que não haja calcificações. A iluminação com LED xênon na ótica, associado a diversidade de pinças cirúrgicas, possibilita a retirada de hérnias de disco extrusas e até mesmo migradas. O uso de câmera de alta definição possibilita a visualização em detalhes das estruturas neurológicas, o que diminui a chance de lesão neurológica.


A anestesia é feita apenas no local da cirurgia, sendo feito uso de anestésicos na pele e no trajeto do endoscópio. É utilizado sedação venosa leve para promover mais tranquilidade e conforto no momento do procedimento. A associação de anestesia local e sedação leve possibilita uma rápida recuperação anestésica. É permitido ficar em pé 3 horas após a cirurgia e a alta hospitalar normalmente ocorre após 6 horas.


A cirurgia por vídeo proporciona várias vantagens. O sangramento reduzido associado a anestesia local faz com que não seja necessário observação em UTI após a cirurgia. Por se tratar de uma  técnica pouco agressiva para a musculatura paravertebral e para a própria coluna, não há necessidade da utilização de parafusos nesses casos.


• Menos sangramento; • Pode ser realizada com anestesia local; • Menos tempo de internação; • Pouca dor pós-operatória; • Retorno precoce ao trabalho.


A grande maioria das doenças degenerativas da coluna vertebral pode ser abordado por vídeo, dentre elas: Hérnia de disco; Estenose de recesso lombar; Osteófitos (bicos-de-papagaio) no forame intervertebral. A indicação é feita pelo Médico Especialista em Ortopedia ou Neurocirurgia com Sub-especialização em Cirurgia Endoscópica da Coluna.


O CTC-MS é a maior referência em cirurgias minimamente invasiva de coluna do Mato Grosso do Sul. Integrando alta tecnologia e pioneirismo Atendemos todos os tipos de patologias que envolvam problemas na coluna. Das mais comuns as mais complexas.


🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira

⠀⠀ Agende sua consulta via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839(67) 3015-3414.

Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074



bottom of page