top of page

Quais os tratamentos para Cifose? | CTC-MS

Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.


A cifose dorsal, também conhecida por cifose torácica, é um desvio anterior da coluna, que leva a que as costas fiquem tortas, em posição "corcunda" e, normalmente a pessoa tem o pescoço, os ombros e a cabeça inclinada para frente. Muitas vezes, a cifose surge para compensar a lordose e, em alguns casos, a cifose cervical, é acompanhada de escoliose, necessitando de tratamento específico.


Geralmente, a cifose é mais comum em adolescentes devido a má postura e, em mulheres após a menopausa, quando ocorre osteoporose, e quando não tratada tende a piorar, causando aumento da dor nas costas e pode prejudicar a respiração.


Opções de tratamento para cifose As formas de tratamento para hipercifose dorsal são definidas pelo médico, de acordo com a gravidade de cada caso, mas as opções são: Exercícios gerais Nos casos de cifose leve, quando a própria pessoa consegue voluntariamente corrigir a postura ao manter a coluna ereta e os ombros e a cabeça para trás, pode ser indicado somente os exercícios de fortalecimento das costas e do abdômen.


Alguns exemplos destes exercícios são:


  • Musculação: a pessoa pode usar máquinas, como o "voador" que ajudem a trabalha os músculos do peito e, que ajudam a corrigir a postura.

  • Exercícios localizados: para fortalecer os músculos abdominais;

  • Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.

  • Estes exercícios devem ser realizados 2-3 vezes por semana e alcançam ótimos resultados, mas também é importante a manutenção da boa postura no dia-a-dia. Exercícios de alongamento são indicados no final do treino para promover a flexibilidade da coluna vertebral e aliviar dores nas costas devido à má postura.


Uso de colete para postura As órteses e coletes para hipercifose só devem ser usados quando indicados pelo médico especialista de coluna. Não são recomendados os coletes de tecido elástico que se compram em lojas de roupa íntima, por exemplo. Estes podem até mesmo prejudicar a postura porque a pressão exercida pelo colete pode aparentemente melhorar a postura instantaneamente, mas essa postura é inadequada e não corrige a posição da cabeça e da curvatura lombar, e com o passar do tempo, pode haver piora da dor nas costas. Saiba mais sobre o uso de colete no vídeo abaixo:



Fisioterapia Para tratar a cifose moderada, quando mesmo que a pessoa tenta voluntariamente alinhar a coluna, sem sucesso, são recomendadas sessões de fisioterapia com acompanhamento de um profissional.

Cirurgia de Cifose Quando a cifose é severa, o ortopedista cirurgião de coluna pode indicar a cirurgia para fazer a correção do desvio. A cirurgia normalmente é feita em caso de cifose congênita, ainda durante a infância ou adolescência. Também é recomendada em caso de Doença de Scheuerman com mais de 70 graus no ângulo de Cobb.

Com a saúde não se brinca! Caso perceba qualquer sinal de que a saúde da sua coluna precisa de atenção, busque auxílio de um especialista em coluna.


O CTC-MS é a maior referência em cirurgias minimamente invasiva de coluna do Mato Grosso do Sul. Integrando alta tecnologia e pioneirismo Atendemos todos os tipos de patologias que envolvam problemas na coluna. Das mais comuns as mais complexas.


🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira

⠀⠀⠀

Agende sua consulta via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839(67) 3015-3414.


Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074


bottom of page