top of page

Fique atento ao uso correto das mochilas escolares na volta às aulas | CTC-MS

A mochila escolar é um utensílio prático e que auxilia no transporte de material para estudo dos jovens e adolescente. Seu uso incorreto pode acarretar dor nas costas e favorecer os desvios posturais da coluna vertebral.

Confira as 05 dicas do CTC-MS para as crianças e adolescentes que utilizam as mochilas escolares em seu dia-a-dia.


1. Ao escolher uma mochila adequada para seu filho, prefira as que tem 2 alças acolchoadas com largura mínima de 4cm em cada tirante. O terceiro ponto de fixação com cinta abdominal ajuda a prender firmemente na coluna, evitando desequilíbrios ou que seja necessário uma hiperflexão ou hiperextensão do tronco.


2. O peso máximo para uma mochila escolar, já com os materiais, é de 10% do peso corporal. Confira e fique atendo a materiais desnecessários e retire o que não for utilizado rotineiramente.


3. Devem ser evitados os materiais soltos dentro da mochila. Prefira mochilas que tenham vários compartimentos para ajudar na distribuição dos materiais. Os livros e materiais mais pesados devem ficar no centro e mais próximo ao apoio nas costas.


4. A mochila nunca deve ser utilizada com apoio apenas em 1 tirante, sendo necessário as duas alças presas na coluna. O uso de apenas 1 tirante pode levar a inclinação lateral da coluna e favorecer a escoliose.


5. Pesos superior a carga máxima permitida, devem ser carregados em mochila de rodinhas. A puxador deve ficar na altura da cintura e deve ser alternado entre o lado direito e esquerdo durante o transporte.


O CTC-MS é a maior referência em cirurgias minimamente invasiva de coluna do Mato Grosso do Sul. Integrando alta tecnologia e pioneirismo Atendemos todos os tipos de patologias que envolvam problemas na coluna. Das mais comuns as mais complexas.

🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira

Agende sua consulta via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839(67) 3015-3414.

Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074

Kommentare


bottom of page