Sempre que um paciente recebe um diagnóstico de cirurgia da coluna, muitas perguntas aparecem. São comuns as dúvidas sobre recuperação, cuidados pré-operatórios, sobre a necessidade da cirurgia e o procedimento em si.
Pensando responder algumas perguntas, reunimos aqui alguns tipos de respostas sobre a cirurgia da coluna. Confira:
Como classificar o procedimento cirúrgico
Podemos classificar a cirurgia da coluna a partir de sua finalidade em dois tipos:
procedimentos que buscam definir ou esclarecer um diagnóstico
procedimentos para corrigir ou amenizar doenças da coluna.
Procedimentos para diagnóstico
São procedimentos que buscam definir ou esclarecer a enfermidade de determinado paciente analisando aspectos específicos sobre a natureza dessa enfermidade. Entre estes estão:
bloqueios facetários diagnósticos;
bloqueios radiculares seletivos;
biópsias cirúrgicas das estruturas anatômicas da coluna vertebral, como disco invertebral, ou de anormalidades estruturais, como coleções, abcessos ou tumores.
Procedimentos terapêuticos
São procedimentos que têm a finalidade de corrigir ou amenizar problemas que estejam relacionados com enfermidades que acometem a coluna vertebral. Entre os procedimento se encontram:
bloqueios farmacológicos terapêuticos (facetários, epidurais e radiculares seletivos);
rizotomias facetárias por radiofrequência;
implante de neuroestimuladores medulares;
implante de bombas de infusão intratecal de fármacos (para dor ou espasticidade);
vertebroplastias;
cifoplastias;
cirurgias endoscópicas;
cirurgias minimamente invasivas por via anterior ou posterior;
cirurgias convencionais.
Todos os procedimentos acima mencionados podem ser realizados por diversas finalidades muito específicas, dependendo da necessidade e da natureza clínica de cada paciente.
Quais são os tipos de cirurgia da coluna que existem?
Além de podermos classificar as cirurgias na coluna usando sua finalidade, podemos utilizar o procedimento em si como dividir o tratamento cirúrgico em duas categorias: cirurgias minimamente invasivas e os procedimentos convencionais.
O que é a cirurgia minimamente invasiva?
A cirurgia endoscópica da coluna trata-se de uma técnica minimamente invasiva, realizada sob anestesia local.
O procedimento cirúrgico é bem rápido e provoca o mínimo de sangramento e de dor pós-operatória.
O corte ou incisão cirúrgica é de apenas 8mm, e é realizado na região posterior ou lateral da coluna. Assim, o cirurgião pode retirar os fragmentos da hérnia ou realizar procedimentos de descompressão, com visão em alta definição das estruturas nervosas.
O procedimento em si tem duração de dez minutos a uma hora, de acordo com a especificidade de cada caso.
A reabilitação do paciente é rápida: após a realização da cirurgia endoscópica da coluna, o paciente é liberado no mesmo dia (cerca de quatro horas depois), podendo já retomar suas atividades cotidianas.
A taxa de infecção é baixa e as possibilidades de sucesso são altas. Além de todos os benefícios apresentados, vale ressaltar que o custo da endoscopia é inferior ao da cirurgia convencional, uma vez que não requer gastos com internação, anestesia e medicação, devido ao menor tempo cirúrgico.
Como são realizados os procedimentos convencionais?
Os procedimentos convencionais também são conhecidos como procedimentos cirúrgicos abertos. É uma cirurgia mais invasiva do que os procedimentos citados anteriormente.
Porém, assim como os procedimentos minimamente invasivos, a indicação desse tipo de cirurgia vai depender de uma análise completa e detalhada do prognóstico do paciente e seu estado clínico.
Quais são as diferenças entre cirurgia convencional e minimamente invasiva?
A grande diferença entre a cirurgia convencional e a endoscópica é que a endoscopia permite que o cirurgião visualize o local específico onde há o foco da doença.
Tanto o corte quanto a lesão muscular provocados pela cirurgia endoscópica são menores quando comparados aos da cirurgia convencional.
O sangramento decorrente da endoscopia também é muito inferior, e todos estes fatores permitem uma recuperação mais rápida do paciente
🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira
⠀⠀⠀
Agende sua consulta com um de nossos médicos ortopedistas especialistas em coluna via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839 ☎ (67) 3015-3414.
👨⚕️ Médicos Especialistas em Coluna Vertebral:
Dr. Diogo B. Carvalho | Dr. Eduardo M. Fasciolo | Dr. Marcel M. Peres | Dr. Ricardo M. Miranda
Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074
Comments