Quais os benefícios de infiltrar a coluna? | CTC-MS

Infiltração na coluna (também conhecida como bloqueio anestésico) é procedimento frequentemente utilizado pelos especialistas em coluna. Possui eficácia e resultado consistentes no tratamento de dor na coluna e no nervo ciático. Por outro lado, são frequentes as dúvidas dos pacientes em relação ao tema. O texto abaixo irá ajudar a responder as questões mais frequentes.




Quando é indicado a infiltração na coluna?

Infiltrações da coluna – também conhecidas como bloqueios anestésicos – são indicadas para tratamento de dor proveniente de compressão nervosa – como na hérnia de disco – ou dor lombar crônica, especialmente em casos refratários a tratamentos não invasivos (medicações orais, fisioterapias e outros tipos de reabilitação). Infiltrações também podem ser úteis para confirmação de diagnósticos obscuros (chamado teste terapêutico), quando a origem da dor não é totalmente esclarecida apenas com exame físico e por métodos de imagem.


Quais tipos de infiltrações são mais comuns?


A maior parte das infiltrações são feitas na coluna lombar, embora seja possível infiltrar a coluna cervical. As infiltrações com finalidade de alívio da dor ciática podem ser do tipo epidural interlaminar ou foraminal lombar. Quando se deseja fazer teste terapêutico de uma única raiz, injeta-se pequena quantidade de medicação na saída do nervo a ser testado. Em casos de dor lombar crônica, realizam-se múltiplas infiltrações ao redor das articulações acometidas.


Quais medicamentos são utilizados na infiltração? Precisa usar contraste?

Nas infiltrações da coluna utiliza-se solução composta por corticosteróides – que possuem efeito anti-inflamatório – associado a agente anestésico local. Algumas infiltrações são realizadas com uso de contraste, pois esse delimita o local exato em que se deseja injetar a medicação. Existem contrastes específicos e seguros para uso na coluna vertebral. Infiltração foraminal lombar é exemplo típico de técnica que requer uso de contraste.


Quais os benefícios de infiltrar a coluna?

O principal benefício é melhora precoce da dor e auxílio na reabilitação fisioterápica. Em alguns casos é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento.


Quais os riscos de infiltrar a coluna?

Nem todas as infiltrações resultam na melhora desejada. Em alguns casos pode não haver resolução dos sintomas, sendo necessários procedimentos adicionais. Em diabéticos há risco de alteração dos níveis de glicemia. Complicações neurológicas e infecciosas são eventos adversos muito raros.


Infiltração pode ser feita no consultório ou apenas no hospital?

As infiltrações são mais bem-sucedidas se guiadas por equipamentos de imagem, como radioscopia (espécie de radiografia em formato de filme) e tomografia computadorizada. Esses equipamentos geralmente estão disponíveis em ambiente hospitalar, ao contrário de clínicas e consultórios.


Preciso ficar internado após infiltrar a coluna?

Não há necessidade de internação hospitalar após infiltração. Você será liberado para casa cerca de duas horas após o procedimento.


Vou sentir dor no momento da infiltração? Após quanto tempo a medicação começa a fazer efeito?

O procedimento é realizado sob sedação – tipo de anestesia leve – que garante que você não sinta dor. Após a infiltração é esperado melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias subsequentes, pois nesse período o corticoide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.


Infiltração da coluna é apenas paliativo ou pode resolver definitivamente meu problema?

Isso é amplamente variável. Em casos agudos de compressão nervosa, uma única infiltração pode ser capaz de aliviar suas dores definitivamente. Em outros casos, pode haver melhora parcial dos sintomas, sendo necessário complementação com fisioterapia ou mesmo cirurgia.


Quando posso voltar a trabalhar e fazer esportes após a infiltração?

É desejado manter repouso relativo por 24 horas após a infiltração. Após isso, você estará apto a retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da sua equipe médica.


🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira

⠀⠀⠀

Agende sua consulta com um de nossos médicos ortopedistas especialistas em coluna via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839(67) 3015-3414.


👨‍⚕️ Médicos Especialistas em Coluna Vertebral⁣⁣:

Dr. Diogo B. Carvalho⁣⁣ | Dr. Eduardo M. Fasciolo⁣⁣ | Dr. Marcel M. Peres⁣⁣ | Dr. Ricardo M. Miranda


Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074


Tratamentos

e cirurgia da

coluna vertebral

Agende sua consulta com um de nossos especialistas:

whatsapp-logo.png

Contato

Dúvida, sugestão ou crítica? Preencha o formulário ao lado e em breve responderemos.

Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 Chácara Cachoeira

Campo Grande, MS

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Inscreva-se para receber notícias sobre

a saúde da sua coluna:

CTC-MS | CNPJ 26.964.313/0001-53 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020

Diretor Técnico

Dr. Diogo B. de Carvalho

CRM MS 5424