Hérnia de disco: o que causa o problema + tipos diferentes de dor e tratamento | CTC-MS

A hérnia de disco é causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que é uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo, localizado entre as vértebras.


Tipos de hérnia de disco


Os tipos de hérnias de disco mais comuns são as nas colunas lombar e cervical, devido à maior amplitude de movimentos desses dois segmentos.


Hérnia de disco cervical


Pessoas com hérnia de disco cervical costumam apresentar dores nos braços, pescoço, ombros e a parte superior das costas. A dor ocorre quando há compressão do nervo, que fica mais sensível aos estímulos dolorosos. A hérnia de disco cervical pode atingir tanto um nervo quanto a medula espinhal.


Hérnia de disco lombar


A hérnia de disco lombar é provocada também pela compressão e inflamação de nervos e afeta a região mais baixa das costas, podendo ainda causar dores nas nádegas e nas pernas.


Sintomas de hérnia de disco


O principal sintoma da hérnia de disco lombar é dor intensa forte na parte da perna onde a raiz nervosa afetada. Em compressões mais significativas poderá haver perda de força nos músculos afetados e dores na região lombar e nas nádegas.


No caso da hérnia de disco cervical, as dores normalmente são concentradas nas regiões do pescoço e da nuca. O paciente ainda pode ter dificuldade para movimentar pescoço e braços e experimentar fraqueza e formigamento nos braços, mãos e dedos.


Causas de hérnia de disco


A hérnia de disco pode afetar pessoas dos 30 aos 60 anos de idade, sendo a predisposição genética a principal causa do problema. No entanto, fatores ambientais também podem aumentar as chances de um indivíduo sofrer com a condição.


Sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.


Hérnia de disco tem cura?


A realização correta do tratamento resulta em melhora completa do problema na grande maioria dos casos. Apenas uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar dores após a terapia e o acompanhamento médico.


Tratamento da hérnia de cura


• Não-invasivo


Na maioria dos casos o tratamento da hérnia de disco não é invasivo, uma vez que é realizado por meio de fisioterapia e uso de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática.


Fisioterapia


A fisioterapia costuma ser analgésica, ou seja, por meio de técnicas que ajudam a aliviar a dor. Também pode ser adotada a fisioterapia motora, com exercícios para estabilizar a coluna, com o condicionamento e fortalecimento dos músculos.


• Cirurgia Endoscópica da Coluna


Em alguns casos, em que o paciente não experimenta melhora com medicamentos e fisioterapia, a cirurgia para a hérnia de disco é indicada. A operação, minimamente invasiva, tem o objetivo remover o pedaço do disco que está comprimindo e inflamando a raiz nervosa. Com anestesia local, sedação e incisão de 2 cm, a endoscopia também pode ser usada como tratamento contra a hérnia de disco. Neste caso, o paciente passa um dia em internação.


O CTC-MS é a maior referência em cirurgias minimamente invasiva de coluna do Mato Grosso do Sul. Integrando alta tecnologia e pioneirismo Atendemos todos os tipos de patologias que envolvam problemas na coluna. Das mais comuns as mais complexas.



Em situações de exceção, são necessárias cirurgias maiores, com uso de parafusos ou outros implantes.


🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira

⠀⠀⠀

Agende sua consulta via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839(67) 3015-3414.


Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074


Tratamentos

e cirurgia da

coluna vertebral

Agende sua consulta com um de nossos especialistas:

whatsapp-logo.png

Contato

Dúvida, sugestão ou crítica? Preencha o formulário ao lado e em breve responderemos.

Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 Chácara Cachoeira

Campo Grande, MS

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Inscreva-se para receber notícias sobre

a saúde da sua coluna:

CTC-MS | CNPJ 26.964.313/0001-53 | Campo Grande/MS | Feito por | Todos os direitos reservados​ © 2020

Diretor Técnico

Dr. Diogo B. de Carvalho

CRM MS 5424