Não coloque sua coluna em risco | CTC-MS

Ações comuns como dirigir, carregar sacolas, escovar os dentes ou calçar sapatos podem ser vilões da coluna.


Essas ações tão comuns do nosso dia a dia, que normalmente executamos sem prestar muita atenção, podem ser verdadeiros inimigos da coluna quando feitas da maneira incorreta. Os erros posturais podem causar desconforto e/ou dor em toda a coluna, desde a parte lombar, torácica, até a cervical.

Confira algumas dicas:


Levantar da cama corretamente

Evite fazer flexão do tronco, pois você prejudicará sua coluna lombar, causando grande tensão sobre ela. Procure deitar de lado e depois sente-se na cama com a ajuda dos braços. Assim, sua coluna não sofrerá sobrecarga alguma.


Pegar uma criança do chão

Para manter sua coluna alinhada, flexione os joelhos até que um deles toque o chão, e mantenha sua coluna ereta. Assim, o peso do seu corpo estará distribuído. Evite fazer flexão do tronco sem flexionar os joelhos, pois sua coluna e seus joelhos serão sobrecarregados.


Colocar a mala no carro

Mantenha sua coluna ereta e flexione os joelhos, para não sobrecarregar seu corpo, evitando fazer flexão somente da coluna.


Carregar malas ou sacolas

Procure distribuir o peso entre os dois braços, para não sobrecarregar apenas um lado, o que pode causar dor e desconforto.


Escovar os dentes ou lavar louça

Flexione um joelho e alterne com o outro (você pode usar, ainda, um apoio no pé), e mantenha sua coluna o mais ereta possível. O ideal é que a pia esteja na altura do seu umbigo.


Amarrar ou colocar seu calçado

Sente-se e coloque o pé em um apoio mais baixo, cuidando para sua coluna se manter alinhada. Evite fazer uma flexão exagerada da coluna.


Andar de bicicleta

Mantenha sua coluna ereta, evitando flexioná-la.


Levantar e carregar pesos

Quando for necessário levantar pesos, inicie com os joelhos flexionados e com o corpo próximo ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as pernas, e não com a coluna, para levantá-lo.


Posição ao dormir

Ao dormir de barriga para cima, procure um travesseiro mais baixo, que não deixe seu pescoço flexionado. A postura mais indicada, entretanto, é de lado. Nesse caso, o travesseiro deve acompanhar o contorno dos ombros, para que seu pescoço não fique inclinado nem para cima e nem para baixo. E coloque, ainda, um travesseiro fino entre os joelhos, para não forçar o quadril. Evite dormir de bruços, pois sua coluna não estará alinhada na região do pescoço.


Passar roupas

Utilize uma base para apoiar os pés e troque-os quando a posição começar a cansar, isso manterá sua coluna reta. Cuide a altura da mesa de passar, tenha cuidado para não ser muito baixa, pois isso aumenta a curva da coluna durante o serviço.


Dirigir

Ao dirigir, procure manter sua coluna mais próxima possível do assento, deixando-a alinhada e apoiada. Mantenha seus pés semi-flexionados ao tocarem os pedais.


O CTC-MS é a maior referência em cirurgias minimamente invasiva de coluna do Mato Grosso do Sul. Integrando alta tecnologia e pioneirismo Atendemos todos os tipos de patologias que envolvam problemas na coluna. Das mais comuns as mais complexas.


🏥 CTC-MS - Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 - Chácara Cachoeira

⠀⠀⠀

Agende sua consulta via WhatsApp 📲 (67) 99353-0839(67) 3015-3414.


Diretor técnico: Dr. Diogo Barbosa de Carvalho | CRM MS 5424 | RQE 4074


Tratamentos

e cirurgia da

coluna vertebral

Agende sua consulta com um de nossos especialistas:

whatsapp-logo.png

Contato

Dúvida, sugestão ou crítica? Preencha o formulário ao lado e em breve responderemos.

Rua Cel. Cacildo Arantes, 543 Chácara Cachoeira

Campo Grande, MS

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Inscreva-se para receber notícias sobre

a saúde da sua coluna:

Diretor Técnico

Dr. Diogo B. de Carvalho

CRM MS 5424